Na véspera do feriado de Páscoa, enquanto muitos celebravam coelhos, chocolates e a ressurreição de Jesus, os estudantes da FAHOR se dedicaram a algo igualmente profundo: refletir sobre as raízes, os saberes e os direitos dos povos indígenas.
De 14 a 17 de abril, a Semana dos Povos Indígenas trouxe à tona reflexões relevantes dentro do projeto Temas Transversais, com foco na “Valorização dos Aspectos Sociais e Históricos”. A atividade teve como objetivo provocar nos estudantes uma reflexão crítica sobre os direitos dos povos originários, a preservação da biodiversidade e os desafios éticos diante das novas tecnologias, como a inteligência artificial.
A inspiração para a ação veio do artigo “Preservação dos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade no Brasil diante do avanço das inteligências artificiais”, de Yuri Pereira Gomes, publicado na Revista do Desenvolvimento Regional – Colóquio. A partir dessa leitura, os estudantes foram convidados a pensar sobre o diálogo entre saberes tradicionais e inovação tecnológica, reconhecendo a importância de ambos na construção de um futuro mais ético e sustentável.
Na disciplina de Geometria, por exemplo, os estudantes refletiram sobre os valores que marcaram gerações passadas, os que ainda persistem no presente e os que desejam preservar no futuro. Os grupos criaram slides que sintetizavam suas discussões, abordando desde práticas culturais regionais, como o chimarrão, a bocha e a música tradicionalista, até aspectos mais simbólicos como o respeito, o senso crítico, a convivência e o pertencimento comunitário.
Outras turmas exploraram o conteúdo por meio da leitura coletiva do artigo e debates em sala de aula, dialogando sobre o impacto das tecnologias emergentes nos saberes tradicionais e o papel das instituições de ensino na preservação da diversidade cultural.
Mais do que uma atividade acadêmica, essa experiência proposta pelo NAP - Núcleo de Apoio Psicopedagógico, se transformou em um espaço de escuta, empatia e construção coletiva do conhecimento. A Semana dos Povos Indígenas na FAHOR reforça nosso compromisso com uma educação integral, que valoriza a diversidade, promove o pensamento crítico e conecta tecnologia, cultura e responsabilidade social.