1. Objetivo Geral do Curso
Formar profissionais com visão ética e humanística, que domine os conteúdos científicos da área e que buscam a solução de problemas de planejamento, execução e gerenciamento de projetos, utilizando conhecimentos de forma a preservar a natureza, bem como seus recursos, com a finalidade de atuar em atividades de avaliação, planejamento, prevenção, minimização e mitigação das ações antrópicas que interfiram no ambiente, com vistas ao desenvolvimento sustentável.
2. Objetivo específico do Curso
- Formar profissionais com visão global, crítica, humanística e aptos a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente;
- Estimular a adoção dos princípios da sustentabilidade em todas as propostas e ações;
- Identificar os processos de degradação ambiental para elaboração de propostas de recuperação do ambiente, respeitando a condição social, cultural e econômica da comunidade envolvida;
- Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento profissional, integrando os conhecimentos adquiridos de forma crítica e criativa.
- Promover a integração entre o ensino, a extensão e a pesquisa através da iniciação científica, como aporte de conhecimento e tecnologia ao desenvolvimento sustentável;
- Estimular a formação continuada de estudantes e egressos com diferentes formações;
- Desenvolver competências interpessoais a fim de formar profissionais capazes de atuar em equipes multiprofissionais.
3. Perfil do Egresso
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Graduação em Engenharia (CNE/CES 11 de 11 de março de 2002), definem os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, estabelecidas pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, para aplicação em âmbito nacional na organização, desenvolvimento e avaliação dos projetos pedagógicos dos Cursos de Graduação em Engenharia das Instituições do Sistema de Ensino Superior.
A resolução define que os cursos de graduação em Engenharia no Brasil tenham como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade (CNE/CES 11/2002).
Com base nestas normas legais a FAHOR estabelece como Perfil Esperado do Egresso do curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária pretendido, um profissional:
- Com formação generalista, que atua no Planejamento, na Gestão Ambiental e na Engenharia e Tecnologia Ambiental.
- Atua nos aspectos do relacionamento Homem-Meio Ambiente e seus efeitos na cultura, no desenvolvimento sócio-econômico e na qualidade de vida.
- Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos;
- Efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.
- Empreendedor e proativo, com visão crítica, interdisciplinar e sistêmica, considerando os aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais, a partir da ética e do comprometimento com a qualidade de vida.
- Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos.
4. Competências
As competências e habilidades, estão alinhadas com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Graduação em Engenharia (CNE/CES 11/2002), conforme segue:
- desenvolver e aplicar conhecimentos científicos, tecnológicos e humanísticos, nas atividades da Engenharia Ambiental e Sanitária, sendo empreendedor e proativo;
- identificar, formular e resolver problemas inerentes às atividades de projeto, operação e gerenciamento de sistemas de produção de bens e/ou serviços;
- planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia primando pela segurança dos trabalhadores;
- comunicar eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
- participar e/ou coordenar equipes de trabalho, com visão humanística, crítica, interdisciplinar e sistêmica;
- gerenciar sistemas de garantia da qualidade de produtos e serviços;
- buscar a formação profissional continuada, considerando novos conhecimentos e tecnologias assim como novas instrumentações.
- pautar suas ações pela ética e responsabilidade profissional e social.
- avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
- avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia.
5. Fundamentação didático pedagógica
O planejamento, a organização e a aplicação das ações didático-pedagógicas do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária seguem o princípio educacional da FAHOR que prima pelo desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, num contexto globalizado, com tecnologias avançadas e competitivas, onde significativos conceitos teóricos e tecnológicos constituem-se como aporte para a qualificação profissional de seus egressos, a formação continuada e a busca de alternativas que promovam o desenvolvimento sustentável.
O Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária propõe o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem a partir do princípio metodológico que tem por base os quatro pilares do conhecimento, propostos em 1996 pela Comissão Internacional sobre Educação, que são: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver; aprender a ser.
6. Organização curricular
Na organização curricular, bem como, na seleção dos conteúdos programáticos foram considerados as Diretrizes Curriculares Nacionais, o perfil esperado do egresso, as demandas do mercado profissional específico de cada área, as necessidades regionais como o empreendedorismo e a competitividade e a necessidade de inovar com a proposição de novos conceitos e tecnologias.
6.1 Estrutura Curricular
Grade 2020 de Engenharia Ambiental e Sanitária (Grade 2, Atual)
7. Projeto Pedagógico do Curso - PPC
Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Ambiental e Sanitária