Equipe Sinuelo FAHOR de Baja, em seu 2º ano de participação na Competição Nacional, alcança o 2º lugar no enduro e o 5º lugar geral, sendo a melhor colocada da Região Sul do Brasil.
A Equipe Sinuelo FAHOR de Baja esteve, entre os dias 13 e 16 de março de 2008, participando da 14ª Competição Baja SAE Brasil-Petrobrás, realizada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, São Paulo.
Realizada pela SAE BRASIL e com 59 equipes presentes, de um total de 70 inscritas, a competição teve início no dia 13, com avaliações de segurança, e terminou com o Enduro de Resistência entre 46 carros, desenvolvidos e construídos por estudantes de engenharia de vários estados do país, além do Distrito Federal.
Ao final da competição, a Equipe Sinuelo - FAHOR obteve o 2º lugar do enduro e o 5º geral da competição, sendo este o melhor resultado de todas as equipes da Região Sul do Brasil. A Equipe Sinuelo ainda obteve o melhor resultado nacional na prova de tração.
A competição premiou, ainda, as equipes em oito categorias:
- Melhor Aceleração - equipe Poli Arsenal;
- Melhor Velocidade Máxima - equipe Mangue Baja 01, da Universidade Federal de Pernambuco;
- Melhor Tração - equipe Sinuelo-FAHOR;
- Melhor Manobrabilidade e Melhor Conforto do Operador - equipe FEI Baja 1;
- Melhor Relatório de Projeto - equipes Mitsubishi EESC USP 01 e Baja UFMG 02, esta última da Universidade Federal de Minas Gerais;
- Melhor Apresentação de Projeto - equipe FEI Baja 02;
- Melhor Enduro de Resistência - equipe Mitsubishi EESC USP 01.
A Equipe Sinuelo foi a única equipe de fora se São Paulo a compor o Pódio, com as seguintes classificações:
- 1º Lugar: Mitsubishi EESC USP 01 (USP), de São Paulo;
- 2º Lugar: Poli Arsenal (USP), de são Paulo;
- 3º Lugar: FEI Baja 02 (FEI), de São Paulo;
- 4º Lugar: Mitsubishi EESC USP 02 (USP), de São Paulo;
- 5º Lugar: Sinuelo - FAHOR, de Horizontina - RS.
A Equipe Sinuelo-FAHOR desbancou equipes com muita tradição na competição, com anos de experiência, o que mostra o potencial de nossos estudantes que, com uma boa formação técnica e humanística, proporcionada pela FAHOR, desenvolvem o seu talento.
Nada vem por acaso, tudo necessita de muito trabalho, e, portanto, a Equipe já deve planejar a execução de seu próximo projeto, para que possam evoluir ainda mais nas competições. A base está formada, resta agora aperfeiçoar o que ainda pode melhorar.
Horizontina mostra, cada vez mais, os seus talentos, desenvolvidos na FAHOR, ao mundo. E estes, têm orgulho de mostrar a bandeira de nosso estado e levar o nome de nosso município para o âmbito nacional.
O Baja da equipe Sinuelo-FAHOR estará sendo exposto no 10º Jeep Country, entre os dias 28 e 30 de março de 2008, no Parque Municipal de Eventos de Horizontina.
Decorrer das atividades:
Quarta-feira (12):
Após o encontro de toda a Equipe Sinuelo-FAHOR no Posto Thomé, a saída ocorreu às 06h40min de quarta-feira.
Viagem tranqüila, com tempo bom e pouco movimento até Santa Catarina. Em Chapecó começou a chuva que acompanhou a equipe até Piracicaba, São Paulo.
Chegada às 23h40min, parada para um lanche na cidade e em seguida ir até o ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), onde se montou acampamento.
Quinta-feira (13):
Ao amanhecer de quinta-feira, algumas barracas apresentavam problemas de infiltração, e esse problema foi resolvido se instalando uma lona que cobriu todo o acampamento.
Às 9h ocorreu uma reunião com todas as equipes, onde foi exposto o cronograma e funcionamento das atividades previstas.
Sexta-feira (14):
Após mais uma noite chuvosa, a equipe acordou cedo para um dia com muitas provas importantes. Às 9h a inspeção de segurança. O Sinuelo-FAHOR foi o primeiro carro do dia a passar por essa prova, sendo necessário fazer duas alterações para estar aprovado a participar do enduro. Se fosse necessário fazer três ou mais alterações, seria penalizado na pontuação. As alterações foram realizadas e aprovadas no quesito segurança, sem penalidades. Foi realizada a apresentação oral do projeto e logo após o Sinuelo-FAHOR seguiu para a avaliação de conforto, onde o juiz não aprovou o freio, sendo necessárias alterações para serem apresentadas no sábado.
Sábado (15):
Após uma longa noite de trabalhos para ajustes no sistema de frenagem, novamente se realizou a prova de conforto, ainda dentro do tempo disponível, portanto, sem penalização, onde o Sinuelo-FAHOR foi aprovado em todos os quesitos. Em seguida ocorreram as provas dinâmicas (aceleração, velocidade, tração e slalon) que foram todas cumpridas com destaque para a de tração, onde se obteve a melhor marca entre todos os participantes.
Domingo (16):
Realização da prova de enduro, quando a Equipe Sinuelo-FAHOR obteve o 2º melhor resultado, sendo o melhor de todas as equipes da Região Sul do Brasil, ficando atrás apenas da grande campeã - USP São Carlos.