O Presidente da John Deere Brasil, Paulo Hermann, o Diretor Financeiro, Airton Luis Rohde, o Presidente do Instituto John Deere, Edilson Proença, o Gerente de Comunicação Corporativa, Guilherme Sierra, o Gerente da Unidade Horizontina, Gladimir Ammes e o Gerente de Operações da Unidade Horizontina, Ricardo Santos visitaram o Campus da FAHOR e se reuniram com o Diretor do CFJL/FAHOR, Sedelmo Desbessel e com o Vice-diretor da FAHOR, Marcelo Blume, na manhã da sexta-feira, dia 8, para acertar detalhes do início de um projeto grandioso para Horizontina e região.
No encontro a Direção da John Deere anunciou boas notícias para a instituição e comunidade de Horizontina. Para a comunidade local que vem mostrando diversas formas de superar as dificuldades e para motivá-la ainda mais, a John Deere fez a doação de máquinas com valor estimado em mais de R$ 2 milhões para construção do anel viário ligando as rodovias RS 342 e 305 e ainda anunciou a construção de um novo espaço de cultura, história, lazer e esportes, no centro de Horizontina.
O Complexo Cultural Horizontina será construído no espaço da chamada fábrica 1, com mais de 5 hectares na área central da cidade, com áreas construídas para museu contando a história da soja, da mecanização agrícola, e projetando o futuro da tecnologia no campo, além de áreas para prática de diversos esportes, lazer, incluindo cafeteria, loja de souvenirs e outros.
O projeto de captação de recursos, de mais de R$20 milhões, execução das obras e manutenção das atividades foi apresentado para a Direção da FAHOR, formalizando o convite para que a instituição integre, juntamente com a SLC e John Deere, o Comitê permanente que terá inicialmente a responsabilidade de executar, manter e desenvolver ações culturais, esportivas, bem como visitações e o desenvolvimento do Complexo Cultural Horizontina.