n2092 1

 

Na última edição do Qualidoc- Programa de Qualificação Docente realizado bimensalmente com o objetivo de auxiliar na formação continuada dos professores da FAHOR, o tema tratou das Práticas Metodológicas, Registros e Evidências do Trabalho Docente, que foram mediadas pelos professores: Catequista Claudio Giovani Becker, Psicóloga e Pedagoga Aline C. Riffel; Engenheiro e Coordenador da Engenharia de Produção, Sirnei César Kach.
Na oportunidade os docentes da FAHOR tiveram acesso aos critérios de avaliação do MEC para o Ensino Superior, retomada de metodologias já utilizadas e/ou possíveis de aplicação em seus planejamentos, e a reflexão sobre as atividades já desenvolvidas com o desafio de inovar cada vez mais em termos metodológicos.
Também foi abordada a necessidade de realizar e evidenciar projetos diferenciados relacionados ao perfil do egresso FAHOR e aos temas transversais sugeridos pelo MEC, que já são uma realidade na Faculdade Horizontina.
O professor Sirnei Kach apresentou os critérios avaliados pelo MEC, para compreensão do papel de cada um no desenvolvimento de práticas educativas que garantam a acessibilidade metodológica.
A psicóloga Aline Riffel desenvolveu atividades práticas sobre as diferentes metodologias, relacionando o trabalho que já é desenvolvido pelos professores com conceitos das metodologias ativas e do ensino híbrido e na sequência, o catequista e professor Claudio desenvolveu uma reflexão sobre as possibilidades de pensar e agir diferente no dia-a-dia e principalmente no trabalho, quando pensamos coletivamente e repensamos as nossas práticas.
Nos registros das avaliações realizadas pelos professores, alguns relatos destacaram que “o tema foi pertinente, e diretamente ligado ao dia-a-dia da prática docente". “Os professores destacaram a importância de adequar da melhor forma nossos hábitos de elaboração do plano de aula e muitos sugeriram retomar e aprofundar o tema”, destacou a psicóloga do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da FAHOR, Aline Riffel.

n2092 2