No próximo dia 26 de novembro, a equipe Sinuelo FAHOR vai participar da competição Baja SAE Brasil 2010 etapa sul, que acontece em Gravataí. A competição inclui provas estáticas e dinâmicas, tais como apresentação do projeto, segurança, conforto, "suspencion and traction", rampa e enduro.

A equipe Sinuelo FAHOR é formada por cerca de 20 acadêmicos voluntários dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Economia da FAHOR – Faculdade Horizontina e nasceu em abril de 2006, através de iniciativa do professor Daniel Werner Zacher, membro da diretoria da SAE Brasil Seção Porto Alegre, que incentivou alguns alunos a montarem uma equipe de Baja para participar de competição e eventos, focando principalmente a competição SAE Brasil/ Petrobrás de Mini Baja.

Para saber mais sobre a equipe Sinuelo FAHOR , acesse: http://baja.fahor.com.br.

 

O QUE É O PROJETO SAE BAJA?

O projeto SAE Baja é uma competição entre Instituições de Ensino Superior de Engenharia que desafia estudantes através do projeto e desenvolvimento de um veículo off road, visando à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. A última competição nacional foi realizada em Piracicaba/SP em março de 2009. Reuniu 70 equipes de 52 Instituições de Ensino e contou com a participação direta de mais de 600 estudantes de Engenharia.

O objetivo de cada equipe é projetar e construir um protótipo recreativo, fora de estrada (off road), monoposto, robusto, visando sua comercialização ao público entusiasta e não profissional. O veículo deve ser seguro, facilmente transportado, de simples manutenção e operação. Deve ser capaz de vencer terrenos acidentados em qualquer condição climática sem apresentar danos.

Cada equipe compete para ter seu projeto aceito por um fabricante fictício. Para isso, os alunos devem trabalhar em equipe para projetar, construir, testar, promover e competir com um veículo que respeite as regras impostas além de conseguir suporte financeiro para o projeto. Tudo deve ser feito respeitando sempre as prioridades acadêmicas.

O veículo desenvolvido deve ser atrativo ao mercado consumidor pelo seu visual, desempenho, confiabilidade e facilidade de operação e manutenção. Além disso, deve ser fabricado com ferramental padrão, requerendo pouca ou nenhuma mão-de-obra especializada. A operação segura do veículo deve ser uma consideração essencial na definição do projeto.

O veículo deve ser capaz de operar seguramente sobre terrenos acidentados, incluindo pedras, areia, troncos de árvore, lama, grandes inclinações e lâminas de água em qualquer ou todas as combinações e em qualquer condição climática.

O projeto do veículo é executado com uso das mais modernas técnicas de projeto assistido por computador que incluem análise estrutural através de softwares como ANSYS, Nastram, Adams, Fatigue.