O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e a Pastoral Universitária da FAHOR estão desenvolvendo uma atividade diferenciada com os acadêmicos, durante o mês de maio para refletir sobre os Direitos Humanos.
Observando as características dos estudantes da FAHOR, que em sua maioria são trabalhadores, estagiários e ocupam boa parte do seu tempo entre trabalho e estudo, percebeu-se a necessidade de ampliar os laços de fraternidade e de amizade entre eles. Um ambiente aconchegante foi criado no Hall do Centro Administrativo, para receber as turmas para um bate-papo sobre a intenção do projeto “Amigo que é amigo conhece o meu sofá", que tem o objetivo de proporcionar momentos de integração e interação em uma perspectiva de ampliação dos laços de amizade entre os acadêmicos, promovendo as relações interpessoais.
A atividade inicia com uma reflexão sobre o Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que diz "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”
E esta análise do artigo segue com a reflexão sobre os termos tolerância, carinho, compaixão, amor, empatia, amizade, afeto, honestidade, abraço, gratidão e respeito.
“O resultado tem sido motivador e engrandecedor, onde os acadêmicos têm compartilhado suas experiências de superação para seguir a caminhada acadêmica, seus hábitos, gostos, sonhos e apoio mútuo. Esse espaço e esse momento dedicado a falar um pouco de si, permitiram que cada um deles, com suas histórias de vida, fossem capazes de inspirar uns aos outros e de ampliar seus laços de amizade, além de fortalecerem-se nesta caminhada para alcançar seus projetos de vida”, explica a psicóloga Aline Riffel.
As intervenções oportunizam aos acadêmicos participarem de um espaço de convivência, em dias distintos, para compartilhar momentos de suas rotinas com os colegas e também os professores que se encontram nas mais variadas disciplinas e turmas.
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