Os estudantes de Engenharia Química e Engenharia Ambiental apresentaram suas experiências de estágio curricular, no encerramento do semestre. As apresentações dos relatórios de estágio foram realizadas no Auditório da FAHOR, com a participação de uma banca de professores, com a participação da coordenadora dos Cursos, professora Darciane Kerkhoff, das professoras Ana Paula Cecatto, Cláudia Verdum Viegas, Laís Teixeira Bins e Marliza Reichert que avaliaram diversos critérios. O momento destacou as diversas facetas do estágio, revelando o impacto positivo na formação acadêmica dos participantes.
O estágio curricular é uma fase importante na formação acadêmica onde os estudantes mergulham no ambiente prático de empresas e indústrias, aplicando os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula a situações reais. Isso incluiu a resolução de problemas práticos, a análise de processos químicos e a utilização de ferramentas e equipamentos específicos da indústria.
Alguns dos estudantes puderam participar de projetos reais da empresa, o que contribui para a melhoria nos processos existentes até o desenvolvimento de novas tecnologias ou produtos. Dependendo do setor, os estudantes têm a oportunidade de aprender e operar equipamentos laboratoriais e industriais específicos da Engenharia Química e Engenharia Ambiental. Isso inclui a familiarização com instrumentação, técnicas de análise e procedimentos operacionais padrão.
Outros exemplos mostram as oportunidades de trabalhar em conformidade com padrões e regulamentações específicas da indústria. Isso envolve o entendimento e a aplicação de normas de segurança, regulamentações ambientais e práticas éticas.
E, um dos aspectos mais importantes de realizar um estágio é ter a chance de expandir a rede profissional, estabelecendo contatos valiosos na indústria. Essas conexões podem ser benéficas para futuras oportunidades de emprego e projetos.