n 0124 3

Proporcionar momentos de troca de experiências com profissionais atuantes nas áreas estudadas foi o intuito das professoras Eliane Garlet e Francine Centenaro que ministram as disciplinas de Gestão de Projetos e Projeto de Produto, respectivamente. Na aula do dia 05 de setembro, os acadêmicos das disciplinas se reuniram para ouvir o Engenheiro Mecânico Paulo Gollmann, egresso da FAHOR. Gollmann foi convidado a compartilhar sobre sua experiência e conhecimentos como gestor de projetos, oferecendo uma visão prática sobre o papel da gestão de projetos, com foco em processos, pessoas e tecnologias.

n 0124 2

Em sua fala, Paulo destacou a importância de uma gestão bem estruturada no desenvolvimento de produtos de bens de capital, enfatizando como processos eficientes, inovação e colaboração entre departamentos são essenciais para garantir o sucesso dos projetos. Ele também exemplificou projetos liderados por ele, mostrando como alinhar as capacidades tecnológicas com as necessidades das equipes, sempre com o foco na eficiência e na inovação.

 

Além da parte técnica, Paulo abordou as habilidades interpessoais e de liderança necessárias para um gestor de projetos, destacando como essas competências são fundamentais para a condução de equipes e para a entrega de resultados consistentes em grandes corporações.

 

A acadêmica de Engenharia de Produção, Suéle Schneider, que estava presente na palestra, destacou a importância do tema. “A palestra foi extremamente enriquecedora, sendo conduzida de maneira clara e objetiva. O palestrante compartilhou experiências e práticas cotidianas da gestão de projetos, o que facilitou a compreensão e o aprendizado. Foi uma experiência valiosa que, sem dúvida, terá um impacto positivo em minha formação acadêmica", pontuou.

 

n 0124

Outra aluna que também estava presente na palestra, Ana Laura Rockenbach, acadêmica de Engenharia de Produção, destacou a relevância das experiências compartilhadas pelo engenheiro e como se sentiu ao participar da palestra. "O palestrante soube ser muito claro na explicação de todas as etapas pelas quais um projeto passa, fazendo uso de storytelling para exemplificar as situações enfrentadas no cotidiano e expondo os valores envolvidos em um projeto. A sensação que ficou após a palestra foi de satisfação por tanto aprendizado", finalizou a acadêmica.

A atividade proporcionou aos alunos uma compreensão mais ampla sobre a gestão de projetos no ambiente corporativo, integrando a teoria aprendida em sala de aula com a prática vivenciada por profissionais atuantes no mercado.