Alunos do curso de Ciências Econômicas da FAHOR realizaram uma pesquisa com 220 consumidores de Horizontina, entre os dias 02 e 08 de maio, com o objetivo de identificar a real intenção de compra de presentes para o dia das mães. A pesquisa foi coordenada pelos Professores Janete Stoffel, Patrícia Eveline Roncato, Alcione Rafael Pavan e Vonia Engel, que integram o corpo docente do curso na FAHOR. Em relação ao público pesquisado 66,8% foram mulheres e 33,2% de homens, cuja idade média foi de 30 anos.
As respostas dos entrevistados apontaram que pretendem gastar em média R$ 82,00 nos presentes para suas mães neste ano. Produtos de vestuário foram apontados como os preferidos na intenção de compras de 30% dos entrevistados, seguidos de flores, com 20%, perfumes e cosméticos com 18%. Dentre os demais tipos de presentes, 10% escolheram entre bolsas e calçados e 10% eletrodomésticos.
A pesquisa também revelou que 60% dos entrevistados pagará o presente à vista, 19,41% irão parcelar a compra em carnê e 11,17% pagarão com o cartão de crédito. Apenas 1,76% afirma que utilizará cheque para efetuar o pagamento, demonstrando a diminuição da utilização dos talões de cheques, refletindo o que acontece em todo o mercado.
Outro apontamento da pesquisa destaca 70% dos entrevistados devem comprar o presente do Dia das Mães em estabelecimentos comerciais de Horizontina e que descontos atraem 47% do grupo e atendimento personalizado é fundamental para 33%, no que se refere aos motivos de escolha de uma loja para a compra.
Ainda, através da pesquisa foi possível identificar que 30% dos entrevistados tem a intenção de levar as mães para almoçar ou jantar em restaurantes da cidade e outros 30% pretendem almoçar ou jantar na casa de familiares. Além disso, 10% optarão por presentear a sua mãe com serviços de Salão de Beleza.