Um grupo de alunos do Curso de Ciências Econômicas da FAHOR realizou uma pesquisa com o objetivo de conhecer a intenção de compra dos consumidores para o Natal de 2012.
A pesquisa foi coordenada pela professora Vonia Engel, aplicada na comunidade de Horizontina e contou com a participação dos acadêmicos do curso na disciplina de Mercado de Capitais. Os questionários foram aplicados entre os dias 29 de novembro e 05 de dezembro de 2012, com 295 consumidores.
Do público pesquisado, 56% é do sexo feminino e 43% masculino. Quanto à renda a pesquisa apontou que 18% ganham entre 2 e 3 salários mínimos, 39% ganham até dois salários mínimos, 22% até um salário mínimo. Um dos dados interessantes identificados na pesquisa é que 79% dos entrevistados afirmou que irá efetuar estas compras no município de Horizontina.
Os entrevistados também responderam sobre fatores de decisão de compra e 55% deles apontaram o preço como principal fator, seguido de facilidade de pagamento (22%) e o atendimento com 16%. Em relação ao presente que pretende comprar 43% respondeu vestuário e 30% brinquedos.
No que se refere à quantidade de presentes que pretendem comprar 26% responderam 2 presentes e 21% pretendem comprar 3 presentes. Para as compras, os pesquisados pretendem gastar em média, 49% pretendem gastar mais de R$ 100,00 e 23% entre R$ 75,00 e R$ 100,00.